Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni
Infraordem: Furnariides
 Sibley, Ahlquist & Monroe, 1988
Parvordem: Thamnophilida
Família: Thamnophilidae
 Swainson, 1824
Subfamília: Thamnophilinae
 Swainson, 1824
Espécie: D. mentalis

Nome Científico

Dysithamnus mentalis
(Temminck, 1823)

Nome em Inglês

Plain Antvireo


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Choquinha-lisa

A choquinha-lisa é uma ave passeriforme da família Thamnophilidae.

Conhecida também como samoco ou xorró-de-rabo-curto.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) duö = plumagem; e thamnos = arbusto; e do (latim) mentalis, mentum = referente ao queixo, queixo. ⇒ (Pássaro do) arbusto com plumagem no queixo.

Características

Mede cerca de 11,5 cm de comprimento e pesa 12,5 g. O macho possui a parte superior cinza-escuro e a inferior cinza-esbranquiçado, enquanto a fêmea possui o alto da cabeça de cor canela, a parte superior amarronzada e a inferior cinza-olivácea.

Subespécies

Tem dezoito subespécies reconhecidas:

Alimentação

Vive geralmente aos pares, pulando vagarosamente em busca de pequenos insetos.

Reprodução

Faz ninho em forma de xícara, em arbustos. Põe 2 ovos esbranquiçados, manchados de marrom-arroxeado.

Hábitos

Habita o sub-bosque de florestas de montanhas, bordas de florestas, capoeiras e florestas de galeria. É comum, especialmente, no sudeste brasileiro.


Distribuição Geográfica

Presente em 4 regiões separadas:

Encontrada também do México ao Panamá, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai e Argentina.

Referências

Galeria de Fotos